RSS

Oboré- Projetos Especiais em Comunicação e Artes

A Oboré - Projetos Especiais em Comunicação e Artes, é uma empresa que presta serviços em comunicação popular. Isso quer dizer, colabora com movimentos sociais e de trabalhadores urbanos na constituição e estruturação de seus departamentos de imprensa e na produção de jornais, boletins, revistas, campanhas e planejamentos de comunicação.

Foi fundada em 1978 por jornalistas e artistas.

Há alguns anos, a instituição promove o módulo: Repórter do Futuro sobre Jornalismo em Situações de Conflitos Armados. Nesse semestre, o módulo vai para sua oitava edição. A organização tem a assinatura do CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo,além, é claro, da Oboré.

Funciona assim:
você se inscreve no processo seletivo, clicando aqui.
Depois, há o Encontro de Seleção onde todos os candidatos deverão comparecer para assistir ao filme: "Hotel Ruanda", a apresentação introdutória do projeto e participar da Seleção. Vinte estudantes de jornalismo serão selecionados.
O Encontro de Seleção acontecerá no dia 22/08, das 08h às 13h, na Rua Rego de Freitas, 454, oitavo andar, Vila Buarque, (próximo à Pça. da República e da Igreja da Consolação).
Quem se inscreve, recebe periodicamente via email a orientação de sites e documentos que devem ser lidos para a melhor compreensão da temática do curso.

Até aqui tudo é grátis!

Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 29/08, via internet, e participam efetivamente do módulo nos dias 19 e 26 de setembro e 03 e 17 de outubro. A ementa do módulo está disponível aqui.

"Participando do curso, os estudantes aprendem o que é o direito da guerra, quais as armas e munições permitidas num conflito armado, que métodos podem ser empregados pelos beligerantes, quem tem direito a proteção, o que é a Cruz Vermelha, como é o trabalho jornalístico em locais de conflito, qual a diferença entre guerra e violência urbana, como o Exército se relaciona com a imprensa e como a Polícia Militar lida com estas questões em São Paulo."

O projeto trabalha por meio de "Reembolso", nas seguintes regras: os alunos se comprometem a pagar um salário mínimo (R$465) pelo módulo após a seleção. Se assistirem a todas as aulas, produzirem todas as matérias e conseguirem publicar ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável, recebem seu dinheiro de volta!

Quem sabe a gente se organiza para participar do Encontro de Seleção?
Mesmo que você não vá ao Encontro, fazer a inscrição é interessante pelas recomendações que são remetidas via email

Acessem o blog: http://metodologiadotccuniube.blogspot.com/ e confiram a postagem inicial!

0 comentários:

Postar um comentário